facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sábado, 16 de maio de 2015

"SERRINHA será o novo lixão de Rolândia"

Assim classificam os ambientalistas e agricultores que estiveram na SERRINHA, novo local destinado para descarte de resíduos sólidos, que segundo eles, está sendo usado para jogar todo tipo de lixo urbano

Em reunião do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) realizada nesta terça (12) conselheiros, agricultores e moradores vizinhos da Cascalheira Serrinha (SERRINHA) comprovaram através de fotos que no local está sendo jogado todo tipo de lixo, e sem a fiscalização adequada, o temor é que a propriedade, que é da prefeitura, se torne o novo lixão de Rolândia, como acontece com a antiga "PEDREIRA" da Urbasa, saída para Arapongas.

A pedido da prefeitura, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) concedeu uma LAS (Licença Ambiental Simplificada) para que fosse jogado em uma propriedade localizada na região do CERVIN, os resíduos recolhidos nas ruas da cidade como sofás, armários e galhos recolhidos apenas no mutirão da dengue realizado pela prefeitura.

Na licença consta que apenas resíduos do mutirão da dengue podem ser jogados lá. É bem claro quanto à proibição de outros resíduos como, lixo doméstico, sucata, restos de construção civil e outros. Porém no local é constatado, como mostra as fotos, que estão sendo descartados pela prefeitura municipal restos de construção civil entre outros resíduos proibidos na própria LAS.

Apesar de proibido na própria licença no local
fica claro através das fotos o despejo de
restos da construção civil
Ainda segundo a licença caso haja o descumprimento de qualquer condicionante ou normas a mesma poderá ser suspensa, cabendo aos seus representantes as sanções previstas em LEI como multas e execuções. "Mas infelizmente não é o que temos visto, a LEI é descumprida e nada é feito, nem pelo IAP, e nem pela secretaria de Meio Ambiente", lamenta Rodrigo Stutz, presidente do COMDEMA.

Eliton Bembem, chefe de Fiscalização e Licenciamento Ambiental do IAP esteve na reunião do COMDEMA e afirma que trata-se de uma licença de apenas seis meses e que após esse período todo o material jogado lá será enterrado. Ele viu as fotos e garantiu que não há nada de errado e que caso o OCMDEMA não concorde com o descarte na SERRINHA que ache uma outra solução para o lixo na cidade.

"A sujeira para debaixo do tapete"

"Temos que dar um basta na política de empurrar a sujeira para debaixo do tapete. Muito do que hoje está indo para o lixo poderia ser matéria-prima para outros produtos", ressalta o educador Ambiental Daniel Steidle.

Agricultor (à direita sentado) explica ao técnico
do IAP que próximo ao local de descarte existe
uma mina de água potável
Para a maioria dos conselheiros presentes na reunião liberar a SERRINHA trata-se de transferir o problema do LIXO, que hoje está na PREDEIRA, para outro lugar. "O correto é fazer a recuperação da PEDREIRA e não mudar o problema de lugar", orienta Daniel.

O pedido dos conselheiros é para que o IAP autorize e despejo destes resíduos na PADREIRA e suspenda imediatamente a licença dada para a SERRINHA. "Com o manejo correto é possível continuar usando a PEDREIRA até que se execute o PRAD (Programa de Recuperação de Áreas Degradas) ", garante Ocivaldo Pereira da Silva , vice presidente do COMDEMA.

A ex-secretária de Meio Ambiente, Angélica M. Rosenthal, relatou aos conselheiros do COMDEMA que a PEDREIRA está passando por uma recuperação (PRAD). "O que fazer com os resíduos causados pela população não esclarecida, que descartam lixo em terrenos vazios, fundos de vale e estradas rurais?", questiona a ex-secretária.

Segundo Angélica, antes de ser exonerada estava estudando juntamente com o Dr. Fernando Fernandes do instituto ITEDS, Kurica de Londrina, SAMAE de Ibiporã, Clube das Águas de Curitiba, SANETRAN e tanto outros uma “licitação urgente” para este problema.

O prefeito interino, José de Paula garante que irá determinar ao novo secretário, Márcio Kolarovik para que dê seqüência imediatamente ao projeto iniciado pela secretária anterior. "De fato é inadmissível continuar com esse jogo de empurra, assumimos agora a prefeitura e vamos nos empenhar ao máximo para resolver esse problema herdade de décadas de abandono", garante.

Anos de multa e nada resolvido

PEDREIRA da antiga Urbasa
Questionado sobre o que o IAP fez durante os 12 anos de irregularidades da PEDREIRA, Eliton Bembem, chefe de Fiscalização e Licenciamento Ambiental do IAP revelou que várias multas foram aplicadas nesse período até culminar na interdição que ocorreu em 2014. Ele orientou que o COMDEMA encaminhe um pedido da relação de todas as autuações e ações feitas pelo IAP nestes 12 anos.

O presidente do COMDEMA, Rodrigo Stutz, foi direto ao afirmar que em 12 anos a fiscalização que deveria ser feita pelos órgãos competentes deixaram a PEDREIRA chegar onde chegou. "O que garante que a SERRINHA não terá o mesmo destino?", questiona o presidente. Eliton Bembem rebateu dizendo que a responsabilidade pela fiscalização é da Secretaria de Meio Ambiente.

Agricultores pedem audiência com o prefeito

Os agricultores da região da SERRINHA e de outras localidades se preparam juntamente com o COMDEMA para uma grande reunião e solicitam uma audiência na prefeitura para reivindicar a anulação da licença emitida pelo IAP.

Sem fiscalização as marcas de pneus mostram
que é fácil qualquer um dar a volta
no portão e jogar lixo no local
O prefeito interino, José de Paula (PSD), relata que será um prazer receber os agricultores e os conselheiros. Ele garante que está disposto a discutir o problema em busca de uma solução o mais rápido possível. Um horário já está sendo combinado entre os agricultores e o prefeito e a reunião deve acontecer na próxima semana .

O agricultor Wilson Greco, vizinho da SERRINHA relatou estar preocupado tendo em vista o que aconteceu com as propriedades dos vizinhos da PEDREIRA. Ele teme que o mesmo aconteça na sua região. "Para se ter uma idéia basta passar pela estrada que leva até a PEDREIRA para ver como se encontra o local, tomado pelo lixo que as pessoas jogam na estrada mesmo antes de chegar onde deve ser feito o descarte".

Quanto a uma possível manifestação Daniel Steidle ressalta. "O interesse não é só dos agricultores da "SERRINHA", mas das pessoas que precisam de água (...) O rio bandeirantes (a menos de 500m do local do lixo na SERRINHA) cogitado pela SANEPAR a ser recuperado, é um bem comum, de todos!", alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"