facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Governo não tem um plano para crise, diz Hauly

Para o deputado Federal Luiz Carlos Hauly,, somente uma nova e arrojada política industrial será capaz de tirar o setor automobilístico do atoleiro, conforme demonstrou dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O quadro é desolador, admitiram os analistas da entidade. Nos cinco primeiros meses deste ano, a retração da atividade industrial foi de 1,6%, o pior resultado para este período desde 2009 (quando a queda foi de 9,1%). Pelo terceiro mês consecutivo, a indústria enfrenta dificuldades em intensificar o ritmo de operação e todos os indicadores analisados apresentam retração. A única exceção é o faturamento real, que cresceu 0,3% em maio na comparação com o mês anterior.

“A produção brasileira está sofrendo muito nos últimos anos. Esse governo tem sido muito ruim para a economia, péssimo para os empresários e trabalhadores, que acabam tendo salários menores. A indústria não expande, e o Brasil passa a importar cada vez mais”, critica Hauly. Um dos dados mais alarmantes é que a indústria operou, em média, 80,7% de sua capacidade instalada, percentual 0,2% menor do que o apurado em abril (80,9%). Ainda que seja baixa, a queda é a quinta consecutiva. Ao se comparar os meses de maio de 2013 e de 2014, o recuo chegou a dois pontos percentuais.

As horas trabalhadas também caíram, segundo o levantamento. Houve retração de 0,4% em maio, na comparação com abril. De acordo com o informe da CNI, o quadro de baixa atividade fica ainda mais evidente ao se analisar os 12 meses passados a contar de maio: o indicador de horas trabalhadas caiu 2,4%. As montadoras de veículos continuam agonizando, segundo a pesquisa. Para Hauly, pior que a crise em si, é a falta de um norte, de uma direção para o Governo. "A grande verdade é que tivemos uma conquista histórica com a estabilidade econômica viabilizada por meio do Plano Real, a qual possibilitou todos os avanços econômicos e sociais, mas o modelo se esgotou e o Governo não sabe o que fazer. É a queda do crescimento, o Pibinho, e a volta da inflação e do desemprego. Sem um plano estratégico, o Governo vive de improvisos e puxadinhos, e assim vai afundando o País".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"