facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Licença é nula e projeto é inconstitucional

A Promotora de justiça do Estado do Paraná, Melissa Rodrigues entrega
parecer do MP para a Promotora de Justiça de Rolândia Lucimara Salles Ferro 
INDUSTRIALIZAÇÃO DA PR 170 E FÁBRICA DE BATERIAS

Em audiência pública realizada nesta quinta (23) na câmara de vereadores de Rolândia esteve presente a Promotora de Justiça de Rolândia Lucimara Salles Ferro e também a Promotora de justiça do Estado do Paraná, Melissa Rodrigues que trabalha em Curitiba no centro de apoio às promotorias de justiça de proteção ao meio ambiente que ouviram as explicações dos representantes do IAP quanto à emissão de licença prévia para a fábrica de baterias GNB.

A promotora Melissa entregou um parecer à Promotoria de Justiça de Rolândia afirmando que a certidão de não óbice emitida pela secretaria de Meio Ambiente que foi entregue ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) está contraditória, pois diz que se trata de uma zona rural, mas que pode ser instalada uma indústria. “Só pode ser instalada indústria em zona industrial”, rebate a promotora. Sendo a certidão contraditória também fica viciada a Licença Prévia.


Ela destaca que o Código de Posturas Municipal traz a previsão de EIV (Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança), ou seja, não basta uma certidão e uma licença para que o zoneamento seja alterado ou uma empresa venha se instalar em Zona Rural. O Art. 3º § 5º do Código de Posturas exige que este EIV seja assinado por um profissional habilitado junto ao CREA com conclusão favorável e deve ser providenciado pelo interessado (a prefeitura autora do projeto ou a indústria de baterias) tendo a anuência da maioria simples dos vizinhos.

Ao final do parecer o MP recomenda que a Promotoria de Justiça de Rolândia apure estas irregularidades com maior riqueza jurídica para que sejam sanadas. Melissa enfatiza que o ideal seria se o autor desta certidão e da licença, espontaneamente revogasse estes atos administrativos evitando demais consequências jurídicas. E alerta que caso não o façam o próprio MP ou algum ator envolvido poderá entrar com uma ação judicial.

LEIA MAIS

Prefeito não comparece



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"