facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Rolândia em estado de ATENÇÃO

Os altos índices de casos de dengue nos 21 municípios do norte do Paraná preocupam a 17ª Regional de Saúde que decretou estado de alerta e cobrou mais eficiência destas cidades no controle da doença

O gerente de endemias de Rolândia informa que dos 155 casos notificados 43 foram confirmados.

Ele destaca que a maior incidência está na região central da cidade, onde ocorreu um surto do mosquito há duas semanas, justamente o período em que Fernando Bortotti foi contaminado pela doença vindo a óbito.

Quanto a este caso, Dias garante que depois de a vigilância notificada, todas as ações dentro dos padrões recomendados pelo ministério da saúde foram realizadas.

Ele afirma que a partir do momento que os postos de saúde e hospitais notificam a vigilância sanitária sobre casos de suspeita ou confirmações por dengue um Bloqueio Químico é realizado no qual agentes realizam inspeção nas casas, aplicam veneno com bombas costais em toda a região onde foi constato o caso. Ele garante que os agentes trabalham durante todo o ano, tanto no combate do mosquito quanto na orientação da população. “Os bloqueios são realizados em um prazo de 24 horas sempre que ocorrem as notificações”, garante.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O GERENTE DE ENDEMIAS

Para controle do mosquito é realizado periodicamente durante o ano o LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti). Em Rolândia o último foi feito no mês de Março e o resultado foi de 2,1. “Um índice alto comparado ao LIRAa do início do ano quando apontou 0,7”, alerta Rafael. Ele explica que o índice exigido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 1 ponto e por isso uma séria de ações por parte da secretaria de saúde estão sendo intensificadas para evitar uma futura epidemia na cidade.

Ele pede para que a população colabore evitando deixar água parada formando criadouros do mosquito Aedes aegypti (Dengue). “Estamos em estado de atenção e a participação da população é fundamental”, ressalta. Rafael lembra que qualquer cidadão pode fazer denúncias e os casos de reincidência podem gerar multas às pessoas que manterem criadouros em seus imóveis.

Para conter o avanço do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura Municipal de Rolândia abriu um processo seletivo para a contratação emergencial de 20 agentes de endemias por 180 dias. Os profissionais vão atuar na remoção imediata de criadouros e na aplicação de larvicidas.

As inscrições para o teste estão abertas até a próxima segunda-feira (28) e o formulário de inscrição pode ser encontrado no site da prefeitura.


Rolândia registra a 1ª morte por DENGUE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"