facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Educador ambiental fala sobre desenvolvimento sustentável_CHUMBO

Na última sessão da câmara foi apresentado um vídeo que mostra a história de Rolândia e os problemas gerados pela falta de atenção à sustentabilidade

Na sessão realizada nesta segunda (01) o educador ambiental Daniel Steidle fez uso da tribuna livre para falar sobre o crescimento sustentável de Rolândia. Daniel falou sobre o assunto e apresentou um vídeo de 18 minutos produzido por voluntários. Com vários depoimentos de rolandienses, empresários, agricultores e cidadãos, o vídeo faz um apelo para que o poder legislativo reflita antes de aprovar o projeto de LEI 003/2013 que pretende transformar em área industrial o trecho da PR 170 o que acabará viabilizando a instalação de Indústrias Nocivas e Perigosas.

O vídeo começa mostrando algumas das lutas dos agricultores e ambientalistas como manifestação sobre o lixo de Rolândia em 1998. Nesta época a então administração instalava o atual aterro sanitário o prometia que este iria durar 24 anos, mas segundo os ambientalistas apenas 12 anos se passaram e o local já está saturado e sendo tratado como um lixão.

A principal mensagem do vídeo é quanto à tentativa da atual administração de viabilizar a instalação de uma indústria de baterias em Rolândia na PR 170. Uma região considerada um dos melhores solos do planeta devido à terra roxa extremamente fértil.

ASSISTA O VÍDEO

Divisão de Águas. Serão contaminadas por chumbo as bacias do rio Tibagi e Paranapanema 

Além da terra fértil, com a vinda desta indústria fatalmente também será contaminada por chumbo uma área de espigão, que compreende a divisão de águas que desembocam por um lado na bacia do rio Tibagi (uma das maiores bacias hidrográficas do Estado do Paraná) e por outro a bacia do rio Paranapanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"